Tratamento de Madeira dentro da fazenda: simples, barato e altamente eficiente.

Tratamento de Madeira dentro da fazenda: simples, barato e altamente eficiente.

Assunto: Outros Assuntos

Autor: Ronan de Padua Silva

A ViaVerde, buscando alternativas de diminuição do custo de produção, considerando a sustentabilidade e a diminuição da pressão por recursos naturais (madeira), oferece uma solução para uma demanda existente nas propriedades rurais: o Tratamento e Imunização de Madeira. Oferecemos um treinamento para os funcionários realizarem, com baixo custo e qualidade, o tratamento dentro da propriedade.


Todas as espécies de madeiras, por mais resistentes naturalmente que sejam, quando utilizadas dentro de um ambiente rural, seja ele protegido ou não, ficam vulneráveis ao ataque de microrganismos, as variações de condições ambientais e ao desgaste físico. O tratamento de madeira consiste em aplicação de substâncias químicas buscando prevenir o ataque de insetos e fungos. Com essa técnica busca-se um prolongamento da vida útil da madeira, podendo atingir até quinze anos se realizado utilizando as técnicas adequadas.


Existem algumas vantagens de se realizar o tratamento dentro da própria fazenda, sendo um método simples e barato. Pode ser feito em qualquer época do ano e a produção pode ser conforme demanda interna.


Para a realização do tratamento é necessário, basicamente, tambores de 200 litros metálicos ou plásticos, água limpa, madeira a ser tratada (eucalipto, de preferência), produtos químicos utilizados (ácido bórico, sulfato de cobre e Dicromato de sódio ou potássio), equipamentos de proteção individual (EPI) e um espaço coberto e com boa ventilação.


Madeira descascada e colocada em tratamento



Madeira sendo tratada em tambor de plástico

.


Madeira sendo tratada em tambor metálico.



Uso de madeira tratada para cerca de arame farpado.


A maior vantagem que se tem ao tratar a madeira dentro da propriedade é o custo, podendo ser por volta de 50% menor do que quando se adquire a madeira em pontos comerciais, justificando neste ponto, o nosso interesse de levar para a fazenda um treinamento de pessoal para realizar esta tarefa. O custo do tratamento de madeira pode atingir, no máximo, o valor de R$ 3,00 por mourão.

Uma dupla de funcionários treinados consegue, em uma jornada de trabalho, preparar em torno de 8 a 10 dúzias de mourão roliço de eucalipto.

O tratamento consiste em um total de 10 dias da madeira mergulhada em solução. Assim que retirada, deverá permanecer por mais 30 dias descansando (processo de cura da madeira) para total eficiência da imunização. A partir daí, poderá ser utilizada para as devidas finalidades.

A madeira tratada pode ser usada também para a construção civil, paisagismo, escoramento de plantio de frutas (uva, maracujá, etc.) setores ferroviários e elétricos. Além de todos esses usos, possui um excelente desempenho físico-mecânico, durabilidade e ajuda a diminuir a pressão sobre madeiras de lei de longa duração.

Com um treinamento de 12 horas e um acompanhamento é possível capacitar uma equipe de até 10 funcionários para realizar a tarefa. Vale ressaltar que o uso de EPI completo para o manuseio dos produtos químicos deve seguir todas as orienta¬ções do fabricante contidas no rótu¬lo e que os produtos podem ser prejudiciais à saúde. No treinamento, a equipe da ViaVerde irá instruir os funcionários sobre o correto manuseio e equipamentos necessários para prevenir acidentes.

Caso queira saber mais sobre essa técnica e formas de capacitar a equipe de sua propriedade, entre em contato com a ViaVerde através dos telefones: (16) 3236-9802 / (35) 3531-6647 / (35) 99741-6647 ou através do e-mail: contato@viaverde.agr.br.