Projeto Campo Fértil é referência para outros municípios


Fomos convidados por um grupo de pecuaristas do município de Carlos Chagas/MG, liderados pelo leiloeiro e também pecuarista Luciano Almeida Viana para apresentar o Projeto Campo Fértil, elaborado e implantado pela prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG.

A equipe da ViaVerde, composta nesta missão pelos Engenheiros Agrônomos Gabriel Lara e Ricardo Mora e pela Técnica em Agropecuária Sirlane Ferreira, realizaram a visita em Carlos Chagas nos dias 09 e 10 de abril para apresentar o Projeto Campo Fértil e os resultados obtidos.

O convite foi extensivo ao Prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho do município de São Gonçalo do Rio Abaixo/MG, que prontamente atendeu e  acompanhou toda a visita. O Projeto Campo Fértil em 2016 recebeu o prêmio do SEBRAE como melhor projeto em Minas Gerais na categoria “Prefeito Empreendedor”.

No domingo (09/04) acompanhamos o “Leilão Só Leite” do município de Carlos Chagas onde  verificamos a qualidade genética dos animais e a grande participação dos produtores.




No dia 10/04 (segunda-feira), o Projeto Campo Fértil foi apresentado para o Sindicato dos Produtores Rurais, onde os mesmos ficaram surpresos com os expressivos resultados obtidos, entre eles o crescimento de 63% da produção de leite dos produtores atendidos.



Participamos também da reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), onde ficou evidente  a grande união e parceria entre os produtores rurais, EMATER, Sindicato Rural, Cooperativa, Associação de Produtores Rurais, Bancos e a Prefeitura Municipal em busca de soluções  para auxiliá-los a superar a severa seca que houve na região nos últimos 3 anos. 



O cooperativismo foi um ponto que chamou bastante a nossa atenção em Carlos Chagas e não é à toa que a cidade possui a Cooperativa Mucuri que completa 70 anos neste ano e que exerce uma forte atuação junto aos produtores cooperados e também no município de uma forma geral. 



Os produtores rurais de Carlos Chagas já estão organizando uma viagem para conhecer de perto o sucesso do Projeto Campo Fértil em São Gonçalo do Rio Abaixo/MG.

Agradecemos a ótima hospitalidade durante a visita a Carlos Chagas, parabenizamos a todos pela organização e espirito cooperativo.  

Venha você também conhecer o projeto que já mudou a realidade dos produtores rurais do município de São Gonçalo do Rio Abaixo e em breve também em Carlos Chagas/MG.