Olericultores de Paraíso buscam parceria com Sebrae e empresa de assistência

                                                                                    

         

Olericultores de Paraíso buscam parceria com Sebrae e empresa de assistência
Assunto: Olericultores
Autor:
Roberto Nogueira

Integrantes da Associação dos Produtores de Horticultura de São Sebastião do Paraíso e Região (Aprohort ) iniciaram o estudo de uma parceria com o Sebrae para a obtenção de convênio. O acordo possibilitará que os olericultores da cidade possam receber recursos para financiamento da atividade através do programa Sebraetec e a obtenção de assistência técnica especializada e consultoria. Conforme informou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro), será formado um grupo inicial com 25 pessoas para iniciar o projeto.

No encontro realizado na Sedeagro na tarde de quarta-feira, 24, os produtores tiveram um primeiro contato com representantes da Aprohort (Luis Moreira), do Sebrae (Elcília Paulinelli de Oliveira) e também da Via Verde Con-sultoria Agropecuária (Henry Pimenta de Souza), empresa especializada em prestar consultoria e assistência técnica na área de produção de hortifrutis. Através do programa Sebraetec, a iniciativa visa melhorar o processo de produção, ajudar a melhorar o acesso as serviços e inovações tecnológicas no setor. O órgão tem capacidade de financiar até 80% do empreendimento. O restante é dividido em igualdade entre os membros de cada grupo participante do projeto.

O Sebraetec é um programa do Sebrae-MG que permite às micro e pequenas empresa e empreendedores terem acesso aos conhecimentos tecnológicos existentes na infraestrutura de ciência, tecnologia e inovação, por meio de subsidio aos custos dos serviços de consultoria tecnológica. Somente neste ano o serviço está trabalhando com um orçamento de R$ 1,3 milhão em Minas Gerais. O recurso deverá ser empregado em projetos básicos, avançados e de inovação. Conforme anunciado no encontro com os horticultores locais os recursos já estão disponíveis e quanto antes houver a adesão, mais chances existem deles serem utilizados neste ano. Para 2016 o serviço contará com outro orçamento.

Além do atendimento já existente com os profissionais da Sedeagro e de outros órgãos que prestam assistência ao produtor, a parceria com o Sebrae possibilitará que os horticultores tenham acesso a mais uma opção de atendimento oferecido pela Via Verde Consultoria.

A empresa possui profissionais especializados que atuam na assistência técnica específica aos produtores de hortifrutis. A parceria permitirá a realização de visitas as propriedades, atendimentos diversos como a elaboração de um perfil do produtor e aperfeiçoamento das técnicas do processo de produção.

Conforme levantamento prévio da Sedeagro, já existem pelo menos 14 horticultores confirmados para adesão em um grupo que deverá ter entre 20 a 25 pessoas. Quem não aderir agora somente poderá participar a partir da formação de outro grupo. Novas reuniões com a participação de outros produtores serão agendadas para os próximos dias.

Para o secretário Mauro Westin esta parceria com o Sebrae é uma oportunidade a mais que está sendo oferecida que visa o crescimento da atividade. “É uma decisão dos próprios produtores que estão em busca de melhoria na produção e na produtividade. A assistência técnica é fundamental neste processo desde que ela seja de qualidade, e é o produtor quem dá o rumo onde quer chegar, para isso é preciso tomar a decisão certa”, aponta. Ele ressalta que no nível em que o trabalho está a busca do aperfeiçoamento é mais do que necessário para o sucesso do empreendimento.

Link: https://www2.dti.ufv.br/ccs_noticias/scripts/exibeNoticia.php?codNot=21373