Consultoria e Gestão de Crédito Rural



Consultoria e Gestão de Crédito Rural
Assunto: 10 Artigos Mais Lidos
Autor: Anderson Teixeira Ramos

Data Publicação: 10/04/2012

Os produtores rurais enfrentam grandes dificuldades na obtenção de crédito rural e, quando conseguem, a dificuldade para cumprir o contrato e efetuar os pagamentos é ainda maior.

Mais de 1 milhão de agricultores no Brasil, poderiam e deveriam ser beneficiados com recursos oriundos da política de crédito rural. Estes produtores rurais poderiam incrementar a produção, mas por falta de orientação, muitas vezes não tem acesso às informações relativas aos incentivos que o crédito rural pode lhes proporcionar.

Estima-se que o número de produtores rurais que tem acesso ao crédito rural é de cerca de 15%. Isso é muito pouco, tendo em vista uma potencialidade gigantesca para o aumento da produção do País e uma crescente demanda por produtos agropecuários não só no Brasil, mas em todo o mundo, o que representa um aumento constante no potencial de exportação.
Como todos sabem, o Brasil possui uma geografia, características de clima e solo que o transformam num dos países com maior potencial de crescimento agropecuário. Um dos principais entraves nesse crescimento é a política de crédito agropecuário, que favorecem poucos, dificulta a ampliação da área utilizada e a otimização dos métodos de produção atuais.
Do lado das instituições financeiras, a maior preocupação é com a própria inadimplência o que as faz ser mais exigentes quanto aos dados cadastrais, fazendo-nos voltar ao problema dos produtores, que não conseguem aumentar sua produção por falta de incentivos. É um círculo-vicioso que beneficia a poucos e que encontra na burocracia e no alto risco de algumas atividades rurais, o freio que impede o crescimento do setor.

A Via Verde consciente desta realidade vivida por seus clientes, incluiu em seu staff técnico, um novo profissional, o especialista em crédito rural Anderson Teixeira Ramos, que trabalhou por mais de 12 anos como gerente de negócios e gestor de crédito rural em grandes instituições financeiras.

A experiência acumulada por esse profissional será muito útil para a condução dos negócios de nossos clientes, pois trará esclarecimentos e orientação para as várias opções de crédito rural disponíveis, e que estão normatizadas pelo SNCR (Sistema Nacional de Crédito Rural).

O trabalho de Consultoria em Crédito Rural consiste em:
- Levantamento da situação econômica e financeira da atividade rural
- Elaboração de cadastro bancário
- Diagnóstico das necessidades de crédito rural
- Orientação e recomendação das alternativas creditícias
- Acompanhamento do vencimento de operações
- Agendamento de necessidades futuras

Em decorrência do que for identificado na consultoria, poderá haver também a necessidade da prestação de serviço de Gestão de Crédito, que consiste em:
- Intermediação de crédito junto às instituições financeiras
- Negociação de dívidas da atividade agropecuária
- Aprovação de limites de crédito
- Acompanhamento da formalização e liberação

A Gestão de Crédito, conduzida por um especialista, agiliza o acesso ao crédito rural, através de parcerias com várias instituições financeiras, facilitando a comunicação entre as partes e auxiliando no processo de formalização e liberação de crédito.