Conforto Animal: O animal agradece e a lucratividade aumenta.

                                                            


Conforto Animal: O animal agradece e a lucratividade aumenta.
Assunto: Pecuária de Leite
Autor: Denis Tostes


Publicado em 03/09/2012

Dentro do atual panorama de mercado, cada vez mais se faz necessário implantar medidas que confiram competitividade à bovinocultura.

Linhas de pesquisas acadêmicas aumentam seus horizontes, buscando inúmeras particularidades que possam influenciar no resultado final da atividade.

Seguindo essa premissa, aspectos como conhecimento do comportamento social dos bovinos, de sua biologia e de expressões que reflitam seus "sentimentos", ganham vulto na obtenção de uma atividade competitiva.

Ações que possam ser efetivamente adotadas dentro da bovinocultura, contemplando os conhecimentos anteriormente citados, visam estabelecer melhores condições para animais, colaboradores e empresários rurais. Até mesmo na BBC (rede inglesa de comunicação) noticiou que, segundo resultados de pesquisas da Universidade de Newcastle, "vaca feliz" produz mais leite.

Conceitos relacionados à visão, memória, ponto de fuga, liderança, dominância, posicionamento da cauda (expressão de "sentimentos") se tornam relevantes no planejamento de ações (quando, onde, motivação, horário), dimensionamento de construções na propriedade (tamanho, sombreamento, localização) e facilitação de manejo (condução, divisão de lotes, criação de rotinas).

O treinamento constante de colaboradores das atividades exploradas permite que boas práticas possam ser adequadamente implantadas e coordenadas, otimizando tempo de colaboradores, economizando medicamentos, obtendo maior eficiência na alimentação. Em resumo, permite que o empresário rural obtenha melhoria nos indicadores zootécnicos e econômicos de sua empresa.

Quem não gostaria de saber que seus animais estão confortáveis, proporcionando maior produção de leite, melhores índices reprodutivos e maior ganho de peso? E ainda conseguindo ter colaboradores mais satisfeitos, menos estressados...

Afinal, chegar à fazenda e encontrar vacas ruminando, deitadas, tranqüilas e bezerros ativos e sem aversão ao contato com humanos pode representar o sucesso das ações adotadas pela propriedade.

Os antigos têm razão, com sua sabedoria já diziam: "Vaca deitada é a que mais dá leite". Esse fato pode ser comprovado. Para saber mais detalhes procure nossa equipe.