Como está o funcionamento do sistema de ordenha mecânica da sua fazenda?

Como está o funcionamento do sistema de ordenha mecânica da sua fazenda?

Visando buscar uma maior eficiência, excelência na produção de leite de qualidade e também uma maior vida útil das vacas, precisamos avaliar o correto funcionamento do sistema de ordenha mecânica.
Já ouvi de vários clientes a reclamação que algumas empresas de assistência técnica chegam na fazenda e querem ir trocando tudo, mangueiras, coletores, pulsadores e por aí vai, qual o critério utilizado?
Recentemente acompanhei o teste ISO realizado nas propriedades de alguns clientes para fazer um diagnóstico da situação do sistema de ordenha mecânica antes de iniciar qualquer manutenção e orçamento. Fazendo um paralelo é como ir no laboratório fazer alguns exames para posteriormente o médico tomar a decisão de qual tratamento/medicamento utilizar.
Seguem algumas imagens dos testes realizados para ilustrar:

 

O teste de reserva efetiva mede a reserva de vácuo no sistema, inclusive simulando a queda de um conjunto de teteira e também no momento de colocação dos conjuntos nos animais. Como pode ser observado na imagem, o sistema desta fazenda está com falta de reserva e precisará ser ajustado.

 

A instabilidade de vácuo dentro dos coletores pode gerar refluxo de leite, o que aumenta a Contagem Bacteriana Total - CBT (o leite poderá ser contaminado) e também a Contagem de Células Somáticas - CCS (pela possibilidade de envio de bactérias para o úbere do animal).
Desta forma, recomendo antes de efetuar a próxima manutenção no sistema de ordenha mecânica da sua fazenda, solicitar um teste ISO para ter os números reais do antes e do depois da manutenção. Assim você terá certeza que o sistema está funcionando corretamente e que as peças e equipamentos trocados realmente estavam com problemas.
Na ViaVerde é assim, nossa equipe está atenta aos detalhes que possam influenciar na produção da sua fazenda!