Bactéria no óleo diesel! Dicas para melhorar o desempenho de suas máquinas.

Bactéria no óleo diesel! Dicas para melhorar o desempenho de suas máquinas.

                        Para minha surpresa descobri que a borra preta que forma no óleo diesel é causada por bactérias. Já sofri bastante com entupimento de filtros, bicos e bombas injetoras estragadas e resolvi compartilhar estas informações com outros usuários de máquinas agrícolas. E pior que isso tem solução!
Em visita recente a um grande amigo de faculdade, o Raul, gerente de vendas de máquinas para usinas canavieiras, responsável pela telemetria de agricultura de precisão e difusor de métodos para otimizar a qualidade do diesel e desempenho das máquinas, acabei aprendendo que:

  1. Temos um óleo diesel nacional de qualidade superior ao utilizado nos EUA;
  2. Que filtros bons são aqueles que entopem para proteger o motor. Pior que alguns se enganam comprando filtros menos eficientes, com malhas mais grossas, danificando o motor no médio prazo;
  3. Que devemos dar preferência para uso do novo S10 em todas as máquinas ao invés do S500 pois o nível de enxofre é menor e corrói menos o motor por dentro (mas o S10 tem que ser aditivado pois é mais fino);
  4. Que as máquinas devem “hibernar” com tanque cheio para não juntar água no tanque (e para isso o óleo tem que ser tratado para não formar a borra por bactérias);
  5. Que toda uma aditivação bem feita custa ao redor de R$ 0,03 por litro de diesel, ou seja, é muito barato perto dos benefícios adquiridos;
  6. Que a aditivação existente no mercado é bem mais fraca do que a sugerida pelos produtos exemplificados abaixo:

A foto acima mostra três produtos complementares:

  1. Os dois primeiros frascos de bactericidas são os destinados a não formar a borra preta nos tanques de armazenamento no dia-a-dia ou nos tanques das máquinas quando vamos deixar hibernar de uma safra para outra ou em períodos acima de 30 dias;
  2. Os dois frascos do meio são potencializadores e limpadores de sistema de alimentação, descarbonizam e tornam o desempenho do motor em alta;
  3. Os dois frascos de direita são destinados a corrigir a falta de viscosidade do diesel S10, recomendado acima por ter menos enxofre e poluir menos.

            Interessante é que as pessoas se preocupam bastante com o óleo de motor que protege e lubrifica o motor por fora do sistema de alimentação e nem sempre dão a devida atenção ao que corre por dentro do sistema (“nas veias e artérias”), nas câmaras de combustão, nos filtros, nos tubos alimentadores, na bomba injetora...
Em tempos de intensa mecanização em todas as culturas agrícolas, com operações que não podem falhar nos momentos que a gente mais precisa, ficam essas dicas para ajudar.

 

Carlos Alberto Ohara
Engenheiro agrônomo da ViaVerde consultoria e serviços
35-9.9981-0380
ohara@viaverde.agr.br